45 3226-6336

Notícias

22/07/2013

Pré-fabricado é referência de eficiência

No dia 21 de julho e por meio de uma realização conjunta com a ABCP-RJ e o Instituto idd, a Abcic promoveu evento na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIERJ-RJ) com foco na utilização das estruturas pré-fabricadas de concreto em obras de infraestrutura. Após a abertura do evento, realizada pelo Presidente do Sinduscon-RJ, Abrahão Roberto Kauffmann, o Engenheiro Hugo Corres, presidente da FHECOR Ingenieros Consultores e Prof. da Escola Politécnica de Madri, apresentou estudos de caso sobre o uso da pré-fabricação integrada a outros sistemas construtivos de modo a viabilizar o cronograma de obra, além de otimizar a utilização de recursos.
Um dos casos apresentados foi a construção do aeroporto de Madri (Barajas). O estádio Nuevo Valência também foi tema da apresentação de Corres, além de pontes e viadutos e de linhas de trem de alta velocidade. Já no Brasil, o pré-fabricado de concreto também foi tema no que tange a viabilidade de cronograma de grandes obras, caso das ocorridas para sediar os jogos Panamericanos em 2007, no Rio de Janeiro. Nesse aspecto, o Eng. Bruno Contarini discorreu sobre a estrutura em concreto adotada no Engenhão.
Além de abordar casos de sucesso internacionais e nacionais, o evento contextualizou a sustentabilidade através da palestra do Prof. Paulo Helene, que enfatizou o ambiente industrial como propício para o desenvolvimento tecnológico, uma vez que adota concretos de alta eficiência. “Como setor, não temos a pretensão de imaginar que, isoladamente, o sistema construtivo que representamos seja a solução para todas as obras de infraestrutura no Brasil. Mas sabemos que assim como aconteceu nos países desenvolvidos, a utilização de sistemas híbridos, combinando diferentes tecnologias e associados ao conceito de industrialização, poderá trazer resultados excepcionais”, diz Íria Doniak ao encerrar o encontro.

Fonte: http://http://www.abcic.org.br/Informativo/AB
  • 45 3226-6336
Rua Carlos Drumond de Andrade, s/n
Núcleo Industrial III - Cascavel - PR
Telinea